Quem Somos

Quem Somos

A Rede Pampa

A Rede Pampa é um dos maiores grupos de comunicação do Brasil, com sua atuação especializada em atender o mercado do Rio Grande do Sul.

Com mais de 50 anos de existência, a Rede Pampa consolida-se como o único grupo 100% gaúcho atuante nos meios Rádio, TV, Jornal e Internet!

Com protagonismo e espírito inovador, a Rede Pampa sabe, como nenhuma outra, comunicar-se com o público gaúcho, possuindo o mais forte e variado portfólio de veículos de comunicação, com suas 18 emissoras de rádio, 4 emissoras de TV, mais de 100 retransmissoras de TV e com o Jornal O Sul, que também oferece o mais independente portal de notícias da região sul do Brasil.

Fazer comunicação com excelência e atingir todos os segmentos de público é a expertise da Rede Pampa, empresa genuinamente gaúcha que tem em seu DNA o compromisso de levar, com os seus consagrados veículos, a melhor prestação de serviço e o melhor entretenimento ao mercado consumidor de comunicação.

Antenada ao que há de mais moderno no planeta e presente em todas as plataformas digitais, a Rede Pampa conquista, com suas emissoras e variados canais de comunicação, as posições de liderança nas pesquisas de preferência pelo público, o que alimenta o seu compromisso diário e permanente de superar todas as expectativas de seus ouvintes, telespectadores, leitores, internautas, seguidores e, sobretudo, seu compromisso com o resultado de seus anunciantes.

Rede Pampa, paixão pelo Rio Grande!

Nossa História

A história da Rede Pampa se confunde com a história de vida de seu fundador, Otavio Gadret, um apaixonado por comunicação que começou a trabalhar no meio da radiodifusão como locutor mirim aos 11 anos, em 1958, tendo passado pelas principais emissoras de rádio, à época.

Aos 18 anos, Gadret criou sua primeira empresa, a Real Propaganda, passando a vender publicidade para todas as emissoras de Rádio de Porto Alegre.

Em 1970, aos 23 anos, reuniu economias para adquirir sua primeira emissora, a Rádio Caiçara, focando sua atividade publicitária exclusivamente para sua própria emissora, então com meio quilowatt de potência, levando-a, em pouco menos de 2 anos, do 11º ao 1º lugar na pesquisa Ibope, sob o slogan “Na Caiçara, a música não para”.

Na sequência, Gadret adquiriu outras emissoras: a Rádio Pampa (em 1972), a Rádio Eldorado (1974) e a Rádio Universal (1977).

Nos anos 70, a Rede Pampa já possuía uma rede de rádios bem sucedida e o caminho natural de um grupo de radiodifusão seria ter uma emissora de televisão.

Em 6 de outubro de 1977, o grupo empresarial venceu licitação pública do Ministério das Comunicações para um canal de televisão em Porto Alegre, o canal 4. Nesta época, a empresa construiu sua nova sede, própria, nas instalações onde transmite até hoje seus veículos, no Morro Alto Teresópolis, deixando a antiga sede do Bairro Santa Tereza, na coronel Correa Lima.

Com um altíssimo investimento em capital humano e em equipamentos de última geração, iniciaram as transmissões em TV oficialmente em 14 de julho de 1980, com a inauguração da TV Pampa de Porto Alegre, o quarto canal de televisão que surgia na capital gaúcha. Nascia a Rede Pampa de Comunicação.

A partir daí, nas décadas seguintes, diversas emissoras de rádio e de televisão foram implantadas pela Rede Pampa.

Nos anos 80 e 90, as comunidades do interior do Rio Grande do Sul pleiteavam a presença da TV Pampa também no interior do Estado, quando a TV Pampa implantou mais 3 geradoras de televisão em Santa Maria, Pelotas e Carazinho, além de mais de 100 repetidoras de TV por todo o estado.

Em 2001 a Rede Pampa lançou o Jornal O Sul, o primeiro jornal totalmente a cores do Rio Grande do Sul, em um projeto arrojado que logo conquistou todos os gaúchos. Em 2015 e acompanhando a evolução tecnológica atual, o Jornal O Sul migrou para internet, podendo ser acessado de qualquer lugar do mundo de forma digital de maneira rápida e prática.

Paralelamente a estas conquistas, a Rede Pampa lançou outras emissoras de rádios voltadas aos mais variados segmentos de público. São, hoje, 18 emissoras de Rádio, possuindo, ainda, a única rede de rádios FM do litoral do Rio Grande do Sul, a Rede Praia FM.

Sendo o único grupo de comunicação 100% gaúcho atuante em Rádio, Televisão, Jornal e Internet existente no mercado, a Rede Pampa orgulha-se de sua trajetória promissora e carrega em seu DNA a expertise de fazer comunicação como nenhuma outra empresa em atividade, trazendo aos seus ouvintes, telespectadores, leitores e internautas a informação correta e imparcial, além de entretenimento de qualidade. E aos seus anunciantes, traz a garantia dos melhores resultados!

A Rede Pampa persiste, através de seus dirigentes, na ideia de ser permanentemente um grupo gaúcho, sempre identificada com os anseios do nosso Rio Grande. Com muito orgulho de toda sua equipe de profissionais, mantém, ao longo dessas 4 décadas, todas as suas diretrizes e sua missão de unificar o Rio Grande do Sul e juntar todos os gaúchos através da audiência de suas Rádios, Televisões, de seu Jornal O Sul de sua presença forte em todas as plataformas digitais.

Diretoria

Vídeo Institucional