Passo Fundo será palco da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura

 

Passo Fundo, na Região Norte do Estado, se prepara para receber mais uma edição das Jornadas Literárias, que estão entre as maiores movimentações literárias da América Latina. A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura iniciarão na segunda-feira (02) e, nesta edição, terão como principal característica a realização de ações para envolver a comunidade em um processo de jornalização.

Uma dessas ações é o Caminho das Artes, atividade que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, das 18h às 22h, na rua Independência, entre a rua Capitão Eleutério e a rua Fagundes dos Reis, e deve levar à comunidade ações que envolvem a literatura, a música e o teatro.

Criado em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Viva!Emau), projeto de extensão da UPF coordenado pela professora Carla Portal Vasconcellos, o Caminho das Artes será semelhante às estruturas utilizadas nas Estações de Leitura, que aconteceram durante a Pré-Jornadinha.

O espaço receberá decoração específica e, durante a ação, a rua Independência será fechada e ocupada por atividades e apresentações artísticas e culturais, colocando a Jornada no centro da comunidade, entre as pessoas, os leitores. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Na opinião de um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier, “a Jornada pertence aos leitores, sejam os que são residentes da cidade, sejam os que viajam até aqui para participar da programação”. Assim, a ideia de constituir a cidade como efetivo espaço da Jornada é uma forma de ampliar esse pertencimento. “Temos a preocupação de fazer da cidade um espaço de leitura em um duplo e profundo sentido”, disse.

Para a também coordenadora da Jornada, professora Fabiane Verardi Burlamaque, a jornalização também envolve a democratização da leitura. “Nosso objetivo é formar e ampliar o número de leitores. Queremos, com isso, compartilhar a experiência da Jornada com um público que circula pela cidade, que é leitor e consumidor de arte, mas que, muitas vezes, não está inscrito na Jornada”, declarou Fabiane.

Inscrições abertas

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela UPF (Universidade de Passo Fundo) e pela prefeitura da cidade. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas noites isoladas. Os interessados devem acessar o site www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira a programação completa do Caminho das Artes:

Terça-feira, dia 03/10

18h – Música ao vivo – Grupos Artísticos UPF
18h- Intervenções Visuais – MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h30min- Arte na Rua – Confraria de Artes
18h30min- Roda de Capoeira Angola Palmares
20h- Teatro – Escola de Atores Dia – Alice – Uma nova montagem do clássico de Lewis Carroll
21h- Música ao vivo – Grupos Artísticos UPF

Quarta-feira, dia 04/10

18h- Poesias na Rua – Sociedade dos Poetas Vivos
18h- Intervenções Visuais – MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h30min- Música ao vivo – Grupos Artísticos UPF
20h- Teatro Escola de Atores Dia – A casa de Bernarda Alba – Peça escrita por Federico Garcia Lorca conta os dramas familiares do cotidiano espanhol do início do século XX.
21h- Música ao vivo – Grupos Artísticos UPF

Quinta-feira, dia 05/10

18h- Música ao vivo- Musiclass e alunos
18h- Intervenções Visuais – MAVRS e Curso de Artes Visuais FAC/UPF
18h- Poesias de Rua – Academia Passo-Fundense de Letras
18h30min- Arte na Rua – VivaEmau/UPF
20h- Teatro Escola Dia – Romeu e Julieta – O clássico dos clássicos de William Shakespeare
21h- Música ao vivo – Musiclass e alunos

 

Comentários